SOS anuncia ações com foco em assistência social e reintegração

No plano de ação para 2024, a entidade focará em iniciativas de proteção social, educação e meio ambiente

https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/noticias/2024/03/730058-sos-anuncia-acoes-com-foco-em-assistencia-social-e-reintegracao.html

06 de Março de 2024 às 14:25

O Serviço de Obras Sociais (SOS) apresentou na manhã desta quarta-feira (6) o plano de ação para 2024, com foco na Assistência Social e Reintegração. Fundado em 28 de novembro de 1968, o SOS realiza há anos projetos voltados à melhoria das condições de vida das pessoas que se encontram em situação de rua. A estrutura oferecida e os projetos realizados são custeados pela Prefeitura de Sorocaba, pessoas físicas, empresas e por meio de promoção de festas e eventos, como o Bacalhau Amigo, que entra em sua 24ª edição neste ano e acontece em 13 de julho. 

Atualmente, o SOS, localizado na Rua Francelino Romão, 100, na Vila Rica, zona oeste de Sorocaba, tem capacidade para receber e acomodar 140 pessoas em situação de rua. Segundo o presidente do SOS, Rubens Cury Basso, os eventos e doações ajudam a sustentar o SOS, com destaque para o Bacalhau Amigo. “O Bacalhau é a nossa grande vitrine, além da arrecadação, que é o nosso objetivo, ocorre também a divulgação da entidade”, comenta.

No plano de ação para 2024, o SOS focará em iniciativas de proteção social, educação e meio ambiente, não só em Sorocaba, mas também na região. O plano visa expandir e fortalecer o suporte às populações vulneráveis, com ênfase na reintegração social, capacitação profissional e sustentabilidade ambiental.

Entre os projetos, destacam-se a proteção social especial, com ampliação dos serviços de acolhimento para pessoas em situação de rua, incluindo casa de passagem 24 horas e acolhimento institucional noturno, com o objetivo incluem o aumento de vagas e implementação de programas de capacitação.

Também haverá, neste ano, uma intensificação do atendimento às pessoas em situação de rua, tendo como meta aumentar o número de abordagens e encaminhamentos para serviços socioassistenciais. Para o combate ao trabalho infantil, o SOS realizará estratégias para proteger crianças e adolescentes, promovendo a integração educacional e social por meio de abordagens diretas e campanhas de conscientização.

No plano de ação para este ano, o SOS reforçará o trabalho do Centro de Triagem, com expansão de programas de saúde mental e dependência química. Além das medidas socioeducativas, a entidade irá trabalhar iniciativas de desenvolvimento pessoal e capacitação profissional por meio da Horta Social Urbana, visando autonomia e educação ambiental. Por fim, o SOS anunciou um programa integrado nas escolas para promover o desenvolvimento sustentável e a resolução de conflitos, com ênfase em projetos de restauração ambiental.

Como funciona o SOS

Às pessoas em situação de rua, o SOS oferece, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas, banho e cuidados de higiene. A entidade tem uma estrutura noturna e diurna. Na diurna, são atendidas em média 60 pessoas, muitas delas, de acordo com o presidente do SOS, por meio de ações judiciárias. São pessoas que possuem problemas de locomoção ou deficiência e que estão no SOS devido a alguma ação judicial ou falta de estrutura. A partir das 18h, inicia o acolhimento noturno, com atendimento de pessoas que chegam voluntariamente para dormir.

“Também fazemos intervenções na cidade, por meio do programa ‘Humanização’, criado pela atual festão municipal, onde nós vamos até a pessoa em situação de rua e convidamos ela para ir ao SOS. Nosso grande parceiro é a Prefeitura de Sorocaba, que é a detentora do programa ‘Humanização’. A Prefeitura criou o programa e quem faz o executivo do Humanização é o SOS, 90% dos nossos recursos vêm da prefeitura”, disse Rubens Cury Basso. (Da redação)