Acolhimento Noturno Provisório 

O Acolhimento Noturno fornece espaço para que as pessoas não precisem dormir nas ruas. Além disso, o projeto contribui com a efetivação da Política Municipal para inclusão das pessoas em situação de rua. 

É realizado um atendimento noturno, durante 12 horas, em regime de albergamento provisório, oferecendo ao usuário um espaço para que possa fazer a sua higiene pessoal, se alimentar, ter um local para dormir e receber o acompanhamento e orientação de um profissional do Serviço Social. 

Refeições: São oferecidos: café da manhã e jantar.  

Higiene Pessoal:

Todos os atendidos podem fazer sua higiene pessoal (banho, escovar os dentes, lavar as mãos) nas dependências do SOS. Para isso recebem orientação, escova de dente, pasta de dente, sabonete e toalha de banho.

Se necessário, recebem doação de roupas limpas para troca e pijama para pernoite. O SOS conta com lavanderia industrial e segue normas da vigilância sanitária para higienização de roupas dos atendidos.

 

Formas de acesso para o acolhimento noturno:

Os usuários do serviço do SOS chegam através de: Centro de Triagem, Encaminhamento de outras instituições e busca espontânea.

Trata-se de uma população que saiu de sua cidade de origem em busca de emprego ou que rompeu seus vínculos familiares e tem dificuldades de reinserção social e laboral muitas vezes devido ao alcoolismo, uso de drogas, transtornos mentais ou baixa autoestima consequência da falta recursos para suprir suas necessidades básicas de alimentação e higiene.

 

Por este motivo, acreditamos que o presente projeto vem contribuir diretamente na prevenção das situações de risco, na reinserção territorial quando necessária e desejada e na promoção social de pessoas em situação de exclusão grave, tendo em vista que essa população, devido ao grau das situações de miséria a que está submetida, possui escassos recursos para superar as condições de vulnerabilidade que caracterizam as suas vidas.